RSS

A Lua de Joana

27 Fev

Joana atravessa sérias dificuldades. Como será que vai reagir?

GONZALEZ, Maria Teresa Maia, A Lua de Joana, Lisboa, Verbo, 2005

 

O tema geral deste livro é a vida da personagem Joana, após a morte da sua amiga Marta. O livro fala da necessidade que ela tinha de conversar com alguém. Como não tinha mais ninguém com quem fazê-lo, fazia-o através de cartas à sua amiga já falecida.

Joana foi a minha personagem preferida, pois ela dá-nos a conhecer os problemas por que passam muitos adolescentes: Fala-nos da perda da sua melhor amiga, da luta para ajudar os seus amigos e da indiferença e afastamento dos seus pais devido à sua vida profissional. Com a perda da avó, que era a sua ligação mais forte, Joana fica perdida, entrando no mundo da droga.

A minha parte favorita deste livro é quando a Joana faz uma reflexão da sua vida (que ela considerava perfeita) e compreende que não era, porque ela acabou fazendo o mesmo que a sua amiga Marta, tendo consciência de que isso estava errado. Este livro demonstra-nos que ninguém é perfeito e que não vale a pena criticarmos os outros, pois podemos cometer os mesmos erros.

Aconselho a sua leitura porque, além de nos mostrar os riscos que corremos ao entrarmos no mundo das drogas, serve também para mostrar aos pais que têm de estar mais atentos à vida e às necessidades dos seus filhos; que não devem pensar só nos bens materiais, mas sobretudo nos afectos e na atenção. 

Andreia Baptista, 8ºB

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Fevereiro 27, 2010 em Uncategorized

 

Deixe um comentário